sábado, 30 de março de 2013

Pepê é o nome mais forte para o cargo de Arquiduque do Alto Beco do Fuxico

Pepê é o candidato mais cotado para assumir o cargo
de Arquiduque do Alto Beco do Fuxico

O nome do advogado Pedro Carlos Nunes de Almeida (Pepê) é o nome mais cotado pelos membros da Confraria do Alto Beco do Fuxico para ser eleito Arquiduque do Beco do Fuxico. Apesar de não ter sido promovida a alteração no texto do Estatuto, os confrades já se movimentam para a escolha do confrade que irá assumir o cargo.

De forma oficiosa, os confrades chegam a afirmar que não existe outro candidato com as características de Pepê para assumir posto de tamanha importância na Confraria. As articulações de bastidores são constantes, mas, ao que tudo indica, o nome de Pepê é considerado consenso, antes mesmo de serem preenchidas as formalidades legais.

EMENDA
Para que Pepê seja escolhido o novo Arquiduque do Alto Beco do Fuxico, ainda é preciso que seja votada uma Emenda ao Estatuto da Confraria do Alto Beco do Fuxico, permitindo a eleição. O motivo é que, de acordo com a Carta Constitucional da entidade, os cargos são vitalícios e o atual Arquiduque, Antônio Raimundo Del’Rey Eça, por motivo de força maior não pode desempenhar suas funções já que reside em outra cidade, o que impede sua presença nas reuniões da Confraria.

A saída encontrada pela Comissão de Notáveis criada para emendar o Estatuto da Confraria do Alto Beco do Fuxico foi a de apresentar uma Emenda criando o cargo de Arquiduque Emérito, que será ocupado por Antônio Raimundo Del’Rey Eça, e a cargo de Arquiduque cujo o eleito – possivelmente, Pepê – deverá ser eleito no Conclave a ser promovido pela Confraria do Alto Beco do Fuxico, em data a ser anunciada nos próximos dias.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Depois de tombado, ABC da Noite fecha na Semana Santa

Clientes batem a cara na porta e Caboclo Alencar diz
que Estado é laico, mas não quer briga com a Igreja

Os clientes do ABC da Noite estão achando muito estranho a mudança no comportamento do Caboclo Alencar depois que a prefeitura de Itabuna promoveu o tombamento da tradicional instituição cachacística do Baixo Beco do Fuxico.

Alguns chegam a dizer que Alencar está ficando metido a importante, pois agora fecha o estabelecimento na quinta-feira santa, dia, segundo eles, de se preparar para o maior dia santo no calendário litúrgico católico. Reclamam, ainda, que falta a publicação de uma agenda, com os dias de funcionamento.

Procurado pela reportagem do Confraria do Alto Beco do Fuxico, Caboclo Alencar fez questão de esclarecer os fatos e diz que os clientes não têm a menor razão em fazer uma reclamação deste tipo. Ele nega que tenha fechado o estabelecimento na quinta-feira santa e afirma, categoricamente:

– Ora, mande esses caras curtirem o vício em outra freguesia. Sequer eu abrir o ABC da Noite nesta quinta-feira santa, como é que eu iria fechá-lo? – explica Caboclo Alencar, alertando para as armadilhas da língua portuguesa.

terça-feira, 26 de março de 2013

Confraria do Alto Beco do Fuxico altera Estatuto para eleger novo Arquiduque

As obras para adequar o Alto Beco para o Conclave e a
escolha  do Arquiduque estão de vento em popa 

O corpo de juristas formado por membros da Confraria do Alto Beco do Fuxico (Itabuna) receberam a incumbência de promover alterações no Estatuto da instituição etílico-social-mundana e gastronômica, adequando-a os novos tempos. Uma das necessidades mais prementes é o ajustamento a um dos cargos mais importantes da entidade, que se encontra em estado de (quase) vacância: o de Arquiduque do Beco do Fuxico.

Atualmente, o titular do cargo, Antônio Raimundo Del’Rey Eça, não reside mais em Itabuna e está impossibilitado de participar das reuniões e demais eventos e promoções realizados pela Confraria. Nesse caso, os confrades resolveram modernizar a Constituição da Entidade, no sentido de restabelecer a integralidade de sua direção, haja vista que não existe o cargo de adjunto, que poderia substituir o titular nos impedimentos.

De acordo com o estabelecido no Estatuto atual, os cargos de direção e assessoramento da Confraria do Alto Beco do Fuxico são vitalícios, equiparando-os aos imortais das academias de letras e congêneres. Como grande parte dos confrades também são membros da Academia de Letras, Artes, Música, Birita, Inutilidades, Quimeras, Utopia e Etc. (Alambique), uma das soluções propostas é a adequação de sua Carta Maior.

A Comissão de Notáveis – juristas-membros – tem o prazo de 30 dias para apresentar as modificações, que serão examinadas em reunião plenária fechada com a presença dos confrades com direito a voz e voto. Esse encontro será realizado em conclave (a portas fechadas) e o novo texto deverá ser aprovado dois terços dos seus membros. Assim que o consenso for firmado, em seguida será realizada a eleição do Arquiduque, nos mesmos moldes do Estatuto. Após os brindes de praxe, escorrerá por baixo da porta do conclave um líquido incolor e com cheiro de paladar de cana, anunciando a escolha do novo Arquiduque.

De acordo com o atual Estatuto da Confraria do Alto Beco do Fuxico o cargo de Arquiduque tem como atribuições precípuas de Autoridade Moderadora, cujo voto é decisivo para desempatar as decisões colegiadas; guardião da Constituição da Instituição e dirimir possíveis dúvidas a respeitos dos mais diversos assuntos relativos aos Estatutos e confrades. Ainda como Autoridade Moderadora, tem o poder de conceder o perdão às sentenças sofridas pelos confrades, na forma da lei.

Uma das soluções que está sendo buscada em consenso, já que os cargos são vitalícios e o atual Arquiduque não possui as condições adequadas para exercer as incumbências inerentes à função será a de criar o título honorífico de Arquiduque Emérito. Com a instituição dessa nova figura jurídica, será restabelecida a composição da Confraria, sem a perda de qualquer dos seus membros que gozam da prerrogativa da imortalidade.

Confraria promove nova festa de aniversário de confrades

Os aniversariantes Eduardo, Pepê e Leléu,
este no Beco, mas bem pra lá de Bagá

Uma festa de comemoração tríplice para homenagear o aniversário dos confrades Pepê, Eduardo e Leléu foi realizada no dia 6 de outubro próximo passado, pela Confraria do Alto Beco do Fuxico, no seu salão de festas ao ar livre da travessa Ithiel Xavier, no centro de Itabuna.

Em função da logística, a direção da Confraria do Alto Beco do Fuxico programou os festejos para um único dia, embora os confrades aniversariem em das diferentes: Eduardo (6), Pepê (9) e Leléu (9). Essa mudança na data possibilitou que os membros da coirmã Academia de Letras, Artes, Música, Birita, Inutilidades, Quimeras, Utopia e Etc. (Alambique) participassem do evento.

No cardápio assinado pelo Chef e aniversariante Eduardo (Zezinho), galinhada de moqueca, feijão (fradinho) tropeiro e arroz e farofa de macumba. Já o somelier Pepê apresentou uma carta de bebidas com especialidades das lavouras canavieiras de Itajuípe, Itarantim e Salinas, de safras e castas distintas, além de cerveja geladas de acordo com as mais modernas técnicas científicas.

Já toda a parte artística e de animação do evento ficou por conta do aniversariante Leléu, que também é diretor da Alambique para Assuntos Cachacísticos. Às vésperas da eleição, Leléu participou de um comício, uma passeata e chegou ao aniversário devidamente pronto, após a ingestão de 132 doses de cachaça fofatoba. Animação maior não poderia ter promovido.

Veja todas as fotos do aniversário

sábado, 9 de março de 2013

Prédio do ABC da Noite é tombado; Caboclo Alencar continua de pé, e bem forte

Amigos e clientes do Caboclo Alencar compareceram em peso
 
na solenidade de tombamento do ABC da Noite

Neste sábado (9), o Município de Itabuna decretou o tombamento do prédio onde funciona, há 50 anos, o ABC da Noite, pilotado por Alencar Pereira da Silveira, o Caboclo Alencar. Aos 82 anos e sem vontade de parar, Caboclo Alencar continua servindo sua seleta freguesia (ou clientela, sei lá) com as batidas mais famosas de Itabuna.

A homenagem deste sábado é considerada por Alencar como bastante especial, haja vista que confere ao ABC da Noite um simbolismo cultural, com reflexos formais em seu negócio. A cerimônia de tombamento do prédio foi realizada pouco antes da tradicional Lavagem do Beco do Fuxico.

Este ano, com patrocínio da Bahiagás, a lavagem do Beco do Fuxico contou com a animação da Banda Armandinho, Dodó e Osmar, que enviou um dos seus componentes, Aroldinho, para representar o grupo musical durante a cerimônia de tombamento do prédio do ABC da Noite. Também presente ao evento amigos tantos e fundadores da Lavagem do Beco do Fuxico.

VEJA MAIS FOTOS
Beco do Fuxico

Casados I...Responsáveis saem, sim, e homenageiam Eduardo Anunciação

Os Casados não desbotam e fazem homenagem a
folião-fundador Eduardo Anunciação

Por determinação dos irmãos “casados” Cassio e Alberto Elmo um dos blocos mais irreverentes de Itabuna, o Casados I...Responsáveis participa neste sábado (9) da tradicional Lavagem do Beco do Fuxico;
Antes, a direção do Casados anunciou que, em respeito à morte de um dos seus fundadores, o jornalista Eduardo Anunciação, o bloco não desfilaria este ano. Porém, após artigo elaborado pelo jornalista Walmir Rosário (relembre aqui) defendendo a homenagem a Eduardo, diversas pessoas se mobilizaram para a saída do bloco.

Com algum esforço para manter contato com os foliões do bloco, Cassinho e Bebeto conseguiram o compromisso dos colegas do Casados e, através de uma “vaquinha” entre eles, foi conseguido os recursos suficientes para “botar o bloco na rua”.

E melhor: homenageando o jornalista e folião Eduardo Anunciação (com rima e tudo).

Com o desfile deste sábado, além de Eduardo, o Casados também presta uma homenagem ao ABC da Noite (tombado pela Prefeitura) e ao Caboclo Alencar, em plena lavagem do beco.

quarta-feira, 6 de março de 2013

CONFRARIA “NASCE” NA PRÉ-LAVAGEM DO BECO DO FUXICO

Um bom bate-papo entre um copo e outro

Nesta sexta-feira (8), às 18 horas, será inaugurado o Bar Confraria, localizado na travessa Ithiel Xavier, no Alto Beco do Fuxico. A proposta da direção é proporcionar aos frequentadores um cardápio com uma carta de bebidas quentes bem variada – cachaças das melhores regiões produtoras do Brasil, entre outros destilados –, e tira-gostos com base na conhecida comida de boteco.

Para animar os foliões, José Sena promete muita música ao vivo, com animação do Grupo Amor a Dois, além do conjunto musical Aroldinho, Godó e Oscar, com um vasto e variado repertório. Promete José Sena, manter o Confraria como um reduto da boemia itabunense, servindo o melhor da gastronomia de boteco, consagrada em todo o Brasil, mas com um toque grapiúna.