quinta-feira, 22 de outubro de 2009
10 anos sem Renan
A Confraria do Alto Beco do Fuxico lembra, nesta sexta-feira (23 de outubro de 2009), os 10 anos de saudade do confrade Renan Sílvio Santos, falecido em virtude de infarto.
Para lembrar a data, a Confraria do Alto Beco do Fuxico reúne, à noite, no seu quartel-general etílico, os bares Whiskytório e Artigos para Beber, confrades e convidados para realizar uma homenagem póstuma.
Professor e advogado conceituado, Renan Sílvio Santos era uma das figuras mais carismáticas de Itabuna, que soube construir milhares de amigos em toda a sua vida.
Os trabalhos em homenagem à memória de Renan serão abertos pela Confraria do Alto Beco do Fuxico às 18h30min, e no cerimonial estão previstas atividades como uma saudação, lembranças e reminiscências ao amigo, brindadas com muita cachaça, cerveja e sarapatel.
Bem do jeito que ele gostava.
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
MAIS AMIGOS
DÉBUT
FREQUÊNCIA
PRATO ESPECIAL
Na reentrée etílica de Walmir Rosário não faltou cachaça da boa (Boazinha, por sinal), direto de Salinas, cerveja bem gelada e o prato da noite (piéce de rèsistance) foi uma uma monumental muqueca de ovo de boi, especialidade culinária do advogado José Augusto Ferreira Filho.
A iguaria agradou a todos e foi amplamente elogiada pelo confrades, que já encomendaram nova panelada ao expert chef.
NO PRAZO MARCADO
Conforme aprazado anteriormente em mesa de bar, finalmente, o confrade Walmir Rosário retomou as atividades etílicas no Alto Beco do Fuxico. A data escolhida previamente foi 21 de agosto de 2009, uma fatídica sexta-feira, dia consagrado à bebedeira.
O local escolhido foi o bar Artigos para Beber, comandado por Eduardo Gomes.
quarta-feira, 8 de julho de 2009
PESQUISA DESFAZ MITOS E MOSTRA VERDADE
Já não era sem tempo. Finalmente uma pesquisa séria demonstra resultados positivos obtidos na prática no meio esportivo. Bebidas alcoólicas nunca fizeram mal à pratica de esportes, tanto assim que os atletas mais completos sempre deram aquela famosa "saidinha" da concentração para dar uma "bicadinha" na "marvada".
Leiam, com bastante ateção, a notícia seguinte:
Estudo recomenda cerveja após jogos aos atletas
Cientistas comprovam que bebida é um bom reidratante
LANCEPRESS!
Um estudo científico comprovou que consumir cerveja depois da prática de esportes é bom para o organismo. Segundo Joan Ramón Barbany, professor de Fisiologia do Exercício da Universidade de Barcelona, a cerveja é uma bebida "eficaz" pela "alta presença de elementos antioxidantes", que ajudam a reduzir dores musculares e a fadiga.
O estudo, chamado "idoneidade da cerveja na dieta equilibrada dos esportistas", foi apresentado nesta terça-feira na cidade de Alicante, no leste da Espanha, por ocasião dos Jogos Mundiais de Medicina e Saúde.
- A cerveja tem alta presença de elementos antioxidantes, derivados de sua origem vegetal, que combatem o surgimento de radicais livres - segundo Barbany.
Ele lembrou ainda que a bebida contém minerais e carboidratos.- Sua ingestão em doses moderadas por pessoas adultas pode desempenhar um papel na recuperação do metabolismo hormonal e imunológico dos esportistas após o exercício físico - explicou.
Para o professor Manuel Castillo-Garzón, professor de Fisiologia Médica da Universidade de Granada, beber cerveja "não tem nenhum aspecto desaconselhável como bebida para reidratação em comparação com a água".
O estudo contou com a participação de 16 pessoas que, separadas por um intervalo de três semanas, fizeram duas sessões de exercícios fortes por cerca de uma hora, em "um ambiente de alta temperatura".
O esforço fez com que os participantes perdessem de dois a três quilos, principalmente de água. Em uma das sessões eles só poderiam beber água após os exercícios e na outra a cerveja entrou, acompanhada de toda a água que quisessem.
Para o médico especialista em Fisiologia do Esporte e ex-jogador profissional de basquete Juan Antonio Corbalán, "apesar do álcool" e com "um uso inteligente", a cerveja é uma "bebida magnífica, compatível com o rendimento esportivo de qualquer disciplina".ALMOÇO DE FARIAS "BOMBA" NAS COLUNAS SOCIAIS
O ágape promovido pelo casal Carlos e Telma Farias fez sucesso absoluto nas páginas dos jornais do eixo Itabuna-Ilhéus, principalmente nas colunas sociais.
Presentes ao fausto evento, os jornalistas Valério de Magalhães e Zé Carlinhos, dois nomes de primeira grandeza do jornalismo sul-baiano, garantiram o refinamento da recepção.
domingo, 5 de julho de 2009
"DESEMBARGADOR" FARIAS HOMENAGEIA AMIGOS
O acadêmico em Direito pela Faculdade de Ilhéus, Carlos Farias "Desembargador" para os íntimos, e sua esposa Telma, abriram o jardim de sua residência para receber um grupo de amigos de Ilhéus e Itabuna para um fausto almoço.
A finalidade de tão seleto encontro foi homenagear os amigos Walmir Rosário (pela posse na Secretaria de Assuntos Governamentais e Comunicação Social da Prefeitura de Itabuna), Ramiro Aquino (pela posse na Presidência da ABI Sul da Bahia), e José Leite (mais novo Comendador do São Jorge dos Ilhéus).
Entre as bebidas, as mais finas e saborosas cachaças de Minas Gerais, whiskeys escosseses e cervejas divinamente geladas.
domingo, 28 de junho de 2009
EXCLUÍDOS
Caso não admita ser excluído e resolva aguçar o paladar com cervejas de gosto variado, o "cachacista" é obrigado a partir para as cervejas importadas ou nacionais especiais, pagando preços exorbitantes.
É hora dos empresários do ramo etílico olharem o nincho do Sul da Bahia com mais atenção. Enquanto isso não acontece, veja como "rola" coisas boas pras bandas do "sul maravilha".
Veja que gostosura na reportagem em texto e vídeo do G1
FALHA IMPERDOÁVEL
O jornalista Everaldo Benedito manda convite afrontando os confrades da Confraria do Alto Beco do Fuxico. No e-mail, manda cartaz do 7º Encontro de Cachaceiros de Eunápolis, convite feito em cima da hora.
Apesar da exiguidade do tempo - deveria ter mandado há mais tempo -, a Confraria mandou representantes ao importante encontro "cachacístico" do Extremo Sul da Bahia: Edgar Sá foi o confrade escolhido para representar, à altura, a Confraria do Alto Beco do Fuxico.
quarta-feira, 24 de junho de 2009
ALTO BECO DESFALCADO NO SÃO JOÃO
Poucos foram os que se arriscaram a bebericar e jogar conversa fora no "Whiskytório" e no "Artigos para Beber", durante a noite de terça e no dia de quarta-feira (São João).
Calma, gente, a turma não se aposentou, pelo contrário, representaram, em alto estilo, a Confraria do Alto Beco do Fuxico nos comes e bebes juninos.
Já, já, os confrades estarão de volta ao Alto Beco.
segunda-feira, 22 de junho de 2009
CONFRARIA JÁ NÃO É A MESMA
A Confraria do Alto Beco do Fuxico está passando por momentos de fraqueza ao admitir em seus quadros membros sem tradição ou atividade etílica.
Agora, para tentar desmoralizar a instituição, confrades como Walmir Rosário e Robson Nascimento aparecem no Alto Beco do Fuxico, nas tardes de sábado, quando as atividades etílicas são mais intensas, sem degustar uma cerveja ou uma divina destilada de Ermíro.
Segundo o confrade Walmir Rosário, que promete passar dois meses longe das práticas da boa mesa, no que tange ao copo, esse período de abstemia é apenas uma questão de solidariedade a Robson Nascimento, com quem passa a dividir a mesma garrafa de refrigerante.
Por enquanto!