sábado, 20 de setembro de 2008

UM TAPA-OUVIDOS, POR FAVOR


Eduardo Lavinsky

"A nossa época, a mais palavrosa de todas,
fala incessantemente sem conseguir dizer nada

Tom Stoppard

Li nos jornais que 12 motoristas foram multados pelo Ministério Público Estadual porque descumpriam normas pertinentes à propaganda sonora, como limite de 80 decibéis para o volume de som nos veículos, circulação apenas das 8 às 22 horas e distância superior a 200 metros de órgãos públicos, hospitais, escolas e igrejas. E azar de quem acha que a miséria alheia não deve ser motivo de alegria... Eu me alegrei – e muito, devo admitir. Mas, ai de mim, só até ler um pouquinho mais e descobrir que o afortunado episódio aconteceu em Ilhéus e não aqui em Itabuna, onde, a julgar pela paquidérmica indiferença das nossas autoridades, a barulheira tem vida longa pela frente.

Continuaremos, portanto, correndo o risco de ficar surdos, insones, hipertensos e com o sistema imunológico enfraquecido, passíveis de sucumbir ao ataque dos temíveis vírus, fungos e bactérias que pululam por aí. Pode até parecer exagero achar que uns ruidozinhos mais altos possam ser tão destrutivos assim, mas é melhor não duvidar do que afirmam os médicos. Eu, por exemplo, já tomei conhecimento dos terrificantes perigos que envolvem coisas aparentemente inocentes que fazemos no dia-a-dia, como comer batatas fritas, dar descarga com o vaso sanitário destampado ou esfregar o olho sem antes esterilizar cuidadosamente a mão. Até um inocente cafezinho quente, sobretudo quando servido naqueles detestáveis copinhos plásticos, pode representar uma séria ameaça para a libido dos mais idosos e mesmo a de alguns saradões que andam por aí (a ponta da língua ou dos dedos podem sofrer queimaduras, alertam os sexólogos).

E a zoada insuportável vai acabar depois das eleições, garantindo, enfim, um pouco de sossego aos nossos ouvidos? Não. Até outubro continuaremos submetidos à lógica insana que parece dominar este tipo de publicidade: quanto mais intenso o volume dos altos-falantes, mais votos conseguirá o candidato. (Para mim, patrocinar esse tipo de coisa revela apenas despreparo para a função pública). Depois a situação pouco mudará porque não é de hoje que andar pelas ruas de Itabuna virou um suplício. Muitos comerciantes elegeram os carros de som como mídia preferencial, enquanto outros colocam um locutor, microfone à mão, na porta dos seus estabelecimentos. Fazendo propaganda, claro!

Os barzinhos também contribuem para elevar às alturas os decibéis que atazanam os passantes, enquanto vendedores de bugigangas e até pregadores evangélicos não fazem por menos. A ajudá-los a produzir algazarra existem ainda buzinas, escapamentos desregulados e motos capazes de reproduzir o ronco do motor de um carro de Fórmula 1.

Ficamos por aí? De jeito nenhum. Proprietários de veículos particulares se encarregam de prosseguir com o massacre, inclusive madrugada adentro, utilizando parafernálias sonoras capazes de deixar no chinelo qualquer trio elétrico. (Em respeito à compostura, resistirei à tentação de classificar os que eles chamam de música). Recorrer à Polícia é inútil – há sempre uma diligência mais importante em andamento – e a Lei do Silêncio, que impõe limites para emissão de ruído, continua sendo ignorada entre nós, numa demonstração de constrangedora incivilidade. Certo mesmo estava o escritor e dramaturgo inglês Tom Stoppard, ao afirmar num dos seus ensaios: "A nossa época, a mais palavrosa de todas, fala incessantemente sem conseguir dizer nada”. A propósito: alguém aí me arranja um tapa-ouvidos, por favor?

Jornalista, secretário de Redação do Jornal Agora.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não encontrei um e-mail de contato, por gentileza, visite http://oblogdosblogs.wordpress.com e cadastre seu blog no "Blog dos Blogs da Costa do Cacau".

Obrigada,

Anabel Cavalcanti e Carlos Mascarenhas

Anônimo disse...

CANAVIEIRAS-BA, POPULAÇÃO AMEAÇADA !!!

A POLÍCIA FEDERAL, DEVERIA VIR URGENTE, ATÉ CANAVIEIRAS-BA, PARA INVESTIGAR AS FRAUDES NAS ELEIÇÕES 2008!!! O PREFEITO (FICHA SUJA), "CORONEL" zairo loureiro (SOBRINHO DE paulo souto) DO "DEM.",CANDIDATO À REELEIÇÃO, SUA MULHER E SEUS CANDIDATOS A VEREADORES, ABUSARAM DE DAR TANTAS CESTAS BÁSICAS, E MUITO DINHEIRO, DISTRIBUÍDO DURANTE TODAS AS MADRUGADAS QUE ANTECEDERAM A ELEIÇÃO!!! NA MADRUGADA DE SÁBADO, DIA 4/10, FOI UMA VERGONHA!! NAS PORTAS DAS SESSÕES, NA SEDE E NO INTERIOR!! NA FRENTE DE TODOS!! VÁRIAS PESSOAS SE PROPÕEM A TESTEMUNHAR O QUE RECEBEU!! DÁ ATÉ VERGONHA DE SER CANAVIEIRENSE, AINDA TERRA DE CORONÉIS!!!! OS FUNCIONÁRIOS DA JUSTIÇA ELEITORAL, OS MESÁRIOS E PRESIDENTES DAS SESSÕES, ERAM A MAIORIA FUNCIONÁRIOS (CONTRATADOS DA PREFEITURA), TODOS DO "25", "TALIBÃS", (COMO SE AUTO- DENOMINA, O GRUPO DO PREFEITO)!!! O ÚNICO JORNAL DAQUI, O TAL DE “TABU”, SÓ FALA BEM DO PREFEITO, (CLARO, RECEBE UMA GORDA VERBA MENSAL, PRA FALAR MAL DO OUTRO CANDIDATO: ALMIR MELO (PMDB), "15"!!! TODOS PRECISAM SABER!!! EVITAREI COLOCAR MEU NOME, PORQUE SÃO PERSEGUIDORES E PERIGOSOS!!! (COMO SE INTITULAM O GRUPO DO PREFEITO): "TALIBÃS", POR TANTO, TRADUZINDO, "TERRORISTAS"!!! TODOS PRECISAM SABER AÍ FORA, NO RESTO DA BAHIA E DO BRASIL!!! POR FAVOR DIVULGUEM!!! JÁ ESTÃO NAS RUAS FAZENDO AS BARBARIDADES, MOSTRANDO OS ORGÃOS GENITAIS, E DIZENDO: “ A CHIBATA ENTROU TODA”, PERSEGUINDO E AGREDINDO QUEM VOTOU CONTRA, AMEAÇANDO-OS, NAS RUAS COM PALAVRAS, TIPO “CABEÇAS VÃO ROLAR”, “VÃO EMBORA DAQUI”, ETC......, (ESTÃO COM UMA LISTA, CHEIA DE NOMES DE PESSOAS MARCADAS, QUE SEGUNDO ELES, JÁ ESTÃO JURADAS) !!!

COMO ESSA SEMANA, 3 PESSOAS, JÁ SENTIRAM AS PANCADAS, INCLUSIVE UM RAPAZ CHAMADO FRANK, QUE FOI CANDIDATO A VEREADOR DO LADO DO ALMIR MELO (PMDB): TENTARAM MATA-LO QUANDO CHEGAVA NA PORTA DE SUA RESIDENCIA, TOMOU UMA SURRA, DADA POR ALGUNS PITT-BULLS COVARDES, QUE SÓ O DEIXARAM VIVO APÓS A INTERVENÇÃO DE VIZINHOS E POPULARES!!! ESTÁ TODO MACHUCADO, QUASE SEM PODER ANDAR!!! (PROMETERAM VOLTAR), À POPULAÇÃO, INCLUSIVE, COM FAIXAS PEDINDO JUSTIÇA, FOI AO FÓRUM DA CIDADE, E CONTINUARÁ INDO, ATÉ QUE ALGUEM INTERVENHA!!! AJUDEM ESSA POPULAÇÃO, POR FAVOR: DENUCIEM!!! FAÇAM CHEGAR, A TODOS OS ORGÃOS DA IMPRENSA FALADA, ESCRITA E TELEVISADA, URGENTE!!!!!!!!!!!