sexta-feira, 9 de maio de 2008

Bolo de Cerveja

E eis que surge a primeira receita doce, uma experiência gastronómica da Filipa. O bolo de cerveja por ela preparado é um bom exemplo da versatilidade da cerveja e de como a sua utilização não está restrita a carnes, sejam elas guisadas, fritas ou assadas. Depois de se deliciarem com esta receita, não se esqueçam de visitar Receitas da Filipa pois, para além dos preparados com cerveja, existem muitas outras excelentes sugestões para aqueles dias em que a inspiração culinária parece ausente.

Ingredientes:

6 ovos
2 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de manteiga
2 xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de farinha maizena
1 xícara de chá de cerveja branca
1 xícara de sobremesa rasa de fermento em pó
1 xícara chá de canela em pó
1 xícara chá de aroma de baunilha em pó
1 xícara chá de bicarbonato de sódio
raspa de 1 limão
açúcar em pó q.b.

Preparação:
Bata muito bem a manteiga com o açúcar até obter um creme. Junte as gemas, uma a uma, e batendo bem entre cada adição. Adicione a raspa de limão, a baunilha, a canela, o bicarbonato de sódio e a cerveja. Bata mais um pouco. Junte depois a farinha de trigo e a maizena assim como o fermento. Bata bem até uniformizar tudo. Junte delicadamente as claras previamente batidas em castelo forte. Ponha a massa num tabuleiro untado com manteiga e leve ao forno a cozer durante aproximadamente 35 minutos. Faça o teste do palito. Espere que arrefeça, desenforme, corte em quadrados e polvilhe com açúcar em pó.

Fonte: http://www.cervejasdomundo.com
Crédito da receita: http://receitasdafilipa.blogspot.com/

Um comentário:

Unknown disse...

ISTO É RECEITA DE UM BOLO OU COMBUSTÍVEL PARA FOGUETES?

AS QUANTIDADES DE FERMENTO, CANELA EM PÓ, BAUNILHA e BICARBONATO DE SÓDIO, PODEM PROVOCAR UMA EXPLOSÃO CAPAZ DE DE LANÇAR O BAR DE CABOCLO ALENCAR EM NETUNO...