sexta-feira, 23 de maio de 2008

Os dez mandamentos... na Bahia.

1 - Viva para descansar.


2 - Ame a sua cama, ela é o seu templo.


3 - Se vir alguém descansando, ajude-o.



4 - Descanse de dia para poder dormir à noite.



5 - O trabalho é sagrado, não toque nele.



6 - Nunca faça amanhã, o que você pode fazer depois de amanhã.

7 - Trabalhe o menos possível; o que tiver para ser feito, deixe que outra pessoa faça.

8 - Calma nunca ninguém morreu por descansar, mas você pode se machucar trabalhando...


9 - Quando sentir desejo de trabalhar sente-se e espere o desejo passar .



10 - Não se esqueça, trabalho é saúde. Deixe o seu para os doentes .

Finalmente, lembre-se do ditado:
'Quem trabalha muito, erra muito; quem trabalha pouco, erra pouco; quem não trabalha não erra, é quem não erra é promovido.'

quarta-feira, 21 de maio de 2008

VELHAS E DURADOURAS AMIZADES


Quarta-feira, 14 de Maio de 2008

Velha Guarda

Lançamento do PAC do Cacau em Ilhéus.Conversa descontraída desde jornalista com o editor do jornal Agora, Walmir Rosário. Eu, Walmir e Luiz Conceição compartilhamos uma das melhores fases do jornal A Região, comandados pelo inesquecível Manoel Leal.O tempo passa, os caminhos se distanciam e nem sempre se convergem, mas a amizade se preserva.Em comum, além da paixão pelo jornalismo, o gosto por uma boa cachacinha.Pelo menos nisso, o velho Walmir se afina com o companheiro Lula...
Postado por blog do Thame às 08:12 0 comentários

sábado, 17 de maio de 2008

COQUETEL

Supresos, os alunos de pós-graduação da Facsul pensavam que seriam recebidos pela nova direção da faculdade com um coquetel, em solenidade de apresentação da nova diretoria, com direito a vinho, cerveja, whisky e canapés.
Ledo engano, daqui pra frente deverão ser tratados a pão e água.
Triste realidade!

REFLEXOS DA MUDANÇA

O arrocho já começou dar o ar da graça na Facsul e deve ser reflexo da presença da na IUNI, nova proprietária da faculdade.
As medidas de contenção começaram a ser tomadas na pó-graduação. Neste sábado (17), os alunos dos vários cursos deram por falta do costumeiro coffee break servido nos intervalos da manhã e da tarde.
Ao invés dos pães de queijo, bolos, salgados e sucos, estão sendo servidos apenas um pouco de café, chá de canela e biscoitos, em quantidades módicas.
Os alunos dos cursos de pós-graduação já pensam em acionar a faculdade no Juizado de Defesa dos Direitos do Consumidor por quebra de contrato.
Quanta pobreza!

sábado, 10 de maio de 2008

QUE VEXAME!


GERALDO É CENSURADO

O presidente Lula e o governador Jaques Wagner olham para Geraldo Simões e reprovam a atitude do secretário, que levou seus asseclas para vaiar os ministros do PMDB, Geddel Vieira Lima e Reynold Stephanes.


Posted by Picasa

PROVINCIANISMO

O Clima ficou pra lá de esquentado – esquentado é pouco, fervendo, seria melhor – no palanque do PAC do Cacau, em Ilhéus, Tudo por conta do provincianismo do secretário da Agricultura da Bahia, Geraldo Simões, que arrebanhou um horda de petistas de Itabuna e cidades próximas para vaiar o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.
As vaias provocaram revolta em Lula e no governador Jaques Wagner, que reagiram com firmeza e aplicaram "uma baixa" pública em Geraldo Simões.
O bronca de Geraldo teve como motivo ter sido despido do pomposo título de "Pai do PAC do Cacau para Geddel Vieira Lima, cujo ministério liberou R$ 2,5 bilhões para o programa.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Bolo de Cerveja

E eis que surge a primeira receita doce, uma experiência gastronómica da Filipa. O bolo de cerveja por ela preparado é um bom exemplo da versatilidade da cerveja e de como a sua utilização não está restrita a carnes, sejam elas guisadas, fritas ou assadas. Depois de se deliciarem com esta receita, não se esqueçam de visitar Receitas da Filipa pois, para além dos preparados com cerveja, existem muitas outras excelentes sugestões para aqueles dias em que a inspiração culinária parece ausente.

Ingredientes:

6 ovos
2 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de manteiga
2 xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de farinha maizena
1 xícara de chá de cerveja branca
1 xícara de sobremesa rasa de fermento em pó
1 xícara chá de canela em pó
1 xícara chá de aroma de baunilha em pó
1 xícara chá de bicarbonato de sódio
raspa de 1 limão
açúcar em pó q.b.

Preparação:
Bata muito bem a manteiga com o açúcar até obter um creme. Junte as gemas, uma a uma, e batendo bem entre cada adição. Adicione a raspa de limão, a baunilha, a canela, o bicarbonato de sódio e a cerveja. Bata mais um pouco. Junte depois a farinha de trigo e a maizena assim como o fermento. Bata bem até uniformizar tudo. Junte delicadamente as claras previamente batidas em castelo forte. Ponha a massa num tabuleiro untado com manteiga e leve ao forno a cozer durante aproximadamente 35 minutos. Faça o teste do palito. Espere que arrefeça, desenforme, corte em quadrados e polvilhe com açúcar em pó.

Fonte: http://www.cervejasdomundo.com
Crédito da receita: http://receitasdafilipa.blogspot.com/

ELES DISSERAM

“Eu recomendo... pão, carne, vegetais e cerveja.” – Sófocles na Filosofia para uma dieta moderada.

“Uma mulher levou-me a começar a beber e eu nem tive a decência de lhe agradecer.” – W.C. Fields

“Por vezes, quando reflito na quantidade de cerveja que bebo, fico envergonhado. Mas depois, olho para o copo e penso em todos aqueles trabalhadores da cervejeira e nos seus sonhos e desejos. Se eu não bebesse esta cerveja, poderiam ficar sem trabalho e com os seus sonhos destruídos. Portanto penso: é melhor beber esta cerveja e deixar que os sonhos deles se concretizem, do que ser egoísta e pensar só no meu fígado.” – Babe Ruth

BEBER CERVEJA ENGORDA?


É habitual associar-se o consumo excessivo de cerveja com situações de obesidade, nomeadamente o aparecimento de uma barriga dilatada. Se é verdade que beber cerveja em grandes quantidades pode ajudar à distenção dos músculos da barriga, não o é menos dizer-se que isso também se deve ao facto dos grandes consumidores de cerveja serem, em geral, pessoas com um estilo de vida menos saudável. A realidade é que beber cerveja não engorda, desde que o seu consumo seja parte integrante de uma dieta equilibrada e se faça com moderação às refeições (19). Como é facilmente constatável, para uma quantidade idêntica de cerveja, um yogurte de fruta, um copo de leite ou um sumo de maçã têm muitas mais quilocalorias, sendo, esses sim, produtos que podem contribuir para um aumento da massa corporal, independentemente de também serem produtos saudáveis e essenciais ao nosso bem-estar.

Recentemente, realizou-se um estudo em Espanha que mostrou que os bebedores regulares de cerveja não ganham, obrigatoriamente, peso. De facto, o consumo moderado de cerveja significou 4% das calorias totais das dietas dos homens e 3% das das mulheres. O estudo evidenciou ainda que quem bebe cerveja com moderação tem uma dieta de maior qualidade nutricional que os não consumidores, uma vez que ingerem uma maior quantidade de ácido fólico e outras vitaminas do grupo B, essenciais para a prevenção de certas enfermidades e para garantir uma correcta alimentação (20). Também em Portugal se fizeram várias pesquisas para aquilatar das qualidades da cerveja. Na busca do equilíbrio cervejeiro, o Dr. Manuel Rocha de Melo, da Faculdade de Ciências da Alimentação e Nutrição da Universidade do Porto, debruçou-se sobre as propriedades nutricionais da cerveja e concluiu que contém vitaminas do complexo B, polifenóis, fibra solúvel, minerais e álcool, frequentemente esquecidos pela dieta ocidental, que exercem benefícios na prevenção de várias doenças. Para além disso, o facto de ser pobre em lípidos e açúcares, leva-o a concluir que esta bebida pode ser, se (e apenas se) consumida de forma moderada, integrada numa dieta saudável. Conheça, pois, a composição desta refrescante poção:

1 - 93% de água. Os adultos necessitam de mais de dois litros de água por dia. Comparada com outras bebidas alcoólicas, a cerveja combate melhor a sede pelo seu alto conteúdo de água, que compensa os efeitos desidratantes do álcool.

2 - Álcool (etanol) 3,4%-9%. Se for ingerido em doses moderadas, o álcool contribui para evitar a acumulação de gordura nas paredes arteriais.

3 - Hidratos de carbono 2% a 3%. Proporciona cerca de 15 g da maior fonte de energia do corpo humano.

4 - Calorias. 33 cl de uma cerveja normal contêm cerca de 150 kilocalorias, menos 60 do que um refrigerante de cola, com a vantagem acrescida de não provocar cáries. Com certeza que 9 em cada 10 dentistas lha recomendariam.

5 - Gorduras. Zero... tinha dúvidas?

6 - Magnésio (48 mg, 12% da Dose Diaria Recomendada) e silício (6 mg). O consumo de cerveja associa- se a uma maior densidade mineral nos ossos, actuando como factor preventivo face à osteoporose.

7 - Potássio (190 mg, 12% da DDR). Compensa a perda excessiva deste mineral através da urina, importante na prevenção das cãibras musculares.

8 - Vitamina B12 (0,8 mcg, 48% da DDR). Produz serotonina e dopamina, as duas substâncias químicas responsáveis pela sensação de bem-estar.

9 - Vitamina B2 - Riboflavina (8% da DDR). Contribui para o crescimento da pele, do cabelo e das unhas e também actua como cicatrizante.

10 - Vitamina B5 - Ácido Panthoténico (4% da DDR). Sintetiza os lípidos e o açúcar dos alimentos. Essencial para digerir as batatas bravas.

11 - Vitamina B3 - Niacina (6 mcg, 8% da DDR). Ajuda a queimar os hidratos de carbono e as gorduras, e atrasa a formação de cabelos brancos.

Fonte: http://www.cervejasdomundo.com/

Influência combinada da atividade física nos tempos livres e o consumo semanal de álcool no risco de acidentes isquémicos

Foi estudada a influência combinada da actividade física praticada nos tempos livres e o consumo de álcool semanal no risco de acidentes isquémicos e todas as causas de mortalidade. Foi estudada uma cohort de 11914 pessoas com 20 anos ou mais e sem indício de doença. Foram seguidos durante 20 anos e concluiu-se que a actividade praticada nos tempos livres e o consumo moderado de álcool são importantes para baixar o risco de acidentes isquémicos, bem como todas as causas de morte.

Fonte: European Heart Journal

quarta-feira, 7 de maio de 2008

COLEGA CONCEITUADO

OBAMA EM TEMPOS DE BECO
O pré-candidato do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barak Obama, dá uma demonstração de como se deve valorizar as coisas boas da vida, no caso um copo de cerveja bem gelada.
A foto deixou extasiado o confrade Guilherme Lamounier, diante da desenvoltura de Obama, que segura o copo como se fosse um grande troféu.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

MAIS UMA PRO CURRÍCULO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva incentivou, segunda-feira (5) a população a fazer denúncias se achar preços reajustados nas bombas de gasolina dos postos de combustíveis.
"É importante as pessoas ficarem atentas. A gasolina não aumenta nada no posto. Se algum posto estiver aumentando, as pessoas podem denunciar porque não aumenta nada e o óleo diesel aumenta 8,8%", disse Lula em seu programa de rádio semanal "Café com o Presidente".

NADA SABE
O presidente Lula aumenta o seu imenso currículo de besteirol ao incentivar a prática do dedo-durismo (será que existe esta palavra?), que não tem valor legal algum na economia de mercado do Brasil.
Se ele pergunta a alguém antes de dizer tamanha tolice, saberia que o preço dos combustíveis somente são tabelados na refinaria quando é vendido pela Petrobrás às distribuidoras.
Tenha paciência, Lula!

CONGRESSO DE DIREITO

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Cézar Britto, e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, irão participar do VIII Congresso Brasileiro de Direito do Estado, que será realizado essa semana em Salvador. O evento, que também é uma edição comemorativa dos 20 anos da Constituição de 1988, vai acontecer de 7 e a 9 de maio, no Bahia Othon Palace Hotel, em Ondina.
O Congresso pretende integrar três áreas do direito público para debater temas referentes ao exercício legítimo da autoridade e às garantias básicas do cidadão no Brasil. Para isso, reunirá especialistas de vários estados, juristas nas áreas de direito constitucional, administrativo e tributário.

domingo, 4 de maio de 2008

Armando uma pindureta

Mussum no bar

Cerveja

Cerveja

CENSURA

Excluído
O jornalista Ricardo Ricardo Ribeiro recebeu censura pública pelo comportamento impróprio durante a solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso de Jornalismo Digital da FTC de Itabuna.
O motivo da reprimenda da Confraria do Alto Beco do Fuxico teve como móvel a degustação de guaraná, enquanto todos os outros colegas presentes bebericavam cerveja de altíssimo nível: Bohemia.

CURSO DE JORNALISMO DIGITAL


FTC ENCERRA CURSO

A aula ministrada pelo professor Marcos Palacios (foto) encerrou, sábado (3) o curso de Jornalismo Digital oferecido pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna aos jornalistas de Ilhéus e Itabuna.
O curso foi formatado em três módulos: Linguagem do jornalismo digital, ministrado pelo professor Sérgio Mattos; Navegabilidade, usabilidade, hipertextualidade, uso de áudio e vídeo como elementos de navegação, pelo professor Alberto Oliveira; e Jornalismo, multivocalidade e participação, importância da Internet e seus recursos, ministrado pelo professor Marcos Palacios.
No encerramento, o diretor-geral da FTC de Itabuna, professor Cristiano Lôbo, agradeceu a participação dos jornalistas e fez um relato da participação da FTC nos projetos sociais.
Logo após, fez a entrega dos certificados aos jornalistas. O curso foi coordenado pela assessora de Comunicação da FTC, Heloísa Sampaio, ex-presidente do Sindicato de Jornalistas da Bahia (Sinjorba).

sexta-feira, 2 de maio de 2008

JORNALISMO DIGITAL

Marcos Palacio encerra 3º módulo
Com a presença do professor Marcos Palacios, a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna encerra neste sábado a primeira edição do Curso de Extensão em Jornalismo Digital, que a Rede de Ensino FTC está oferecendo para profissionais de Comunicação - jornalismo, televisão, rádio e web – das regiões de atuação da Faculdade na Bahia.
Com uma carga total de 24 horas/aula, o curso foi dividido em três módulos reunindo mais de 50 profissionais e estudantes de jornalismo do eixo Itabuna/Ilhéus.

Doutor em Sociologia e professor titular da Faculdade de Comunicação da Ufba, Marcos Palacios, que é tido como um dos mais conceituados especialistas da América Latina na área de Cibercultura - Cidades Digitais e Hipertexto – abordará neste módulo final do curso questões relativas ao jornalismo, multivocalidade e participação.
Durante a aula, Palacios enfocará ainda o estado da arte no jornalismo praticado na Web, a importância da Internet e seus recursos para jornalistas atuando em outros suportes midiáticos. Os participantes aprenderão também como refinar a capacidade de buscar informações na Internet, além de noções sobre a Blogosfera e seu lugar no jornalismo dialógico, a prática de construção de um blog jornalístico e de um agregador de RSS (Sistema de envio automático de dados).

Atualização
Segundo o diretor-geral da FTC, professor Cristiano Lôbo, o Curso de Extensão em Jornalismo Digital é resultado de uma parceria que a Rede de Ensino FTC está estabelecendo com os profissionais de comunicação, visando promover a constante atualização de conhecimentos. Ele revela ainda que entre as unidades da FTC no interior do estado, Itabuna foi quem registrou a maior demanda de participação.

Certificados
Os dois primeiros módulos foram ministrados pelos professores Sérgio Mattos e Alberto Oliveira (foto), nos dias 12 e 26 de abril. Os certificados de participação serão entregues, logo após o final da aula deste sábado.
A próxima edição do curso está prevista para acontecer entre os meses de julho e agosto, com abertura de vagas para universitários e profissionais de imprensa.
Nesta etapa que está sendo encerrada, os participantes foram jornalistas convidados e estudantes de Comunicação Social da FTC.

PROGRAMAÇÃO

Casa dos Artistas
A programação dos meses de maio e junho da Casa dos Artistas de Ilhéus está repleta de novidades. O lançamento das atrações será neste sábado (3), às 20 horas, com o espetáculo Cálix Bento, do grupo residente Improviso Nordestino.
O diretor do espaço cultural, Romualdo Lisboa, disse estar bastante animado com a nova programação. “Há uma grande variedade de atrações para todos os tipos de público”, afirmou.
Entre os espetáculos que marcarão presença na programação de maio e junho da Casa dos Artistas estão os dos grupos residentes: Auto do Boi da Cara Preta, da Companhia Boi da Cara Preta, além de O Contador de Histórias Grapiúnas, Ita – um tupinambá em busca do manto sagrado , Teodorico Majestade- as últimas horas de um prefeito, Pega pá capa, do Teatro Popular de Ilhéus.
Durante o próximo bimestre, também haverá espaço para companhias regionais como o Grupo de Teatro de Corpo e Alma, com a peça Credo em Cruz Ave-Maria; o Grupo Maktub Performances, trazendo Das matas ao progresso e a Casa do Boneco de Itacaré, apresentando o espetáculo de bonecos: Vamos para a festa pelo caminho da floresta.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Tomando Leite

CONQUISTA VENCE E LIDERA

Ao perder para o Itabuna nesta quinta-feira (1º), o Bahia caiu para a terceira posição da fase final do Campeonato Baiano, e depende de uma combinação de resultados para conquistar o título de 2008 no próximo domingo.
Com a derrota do Vitória diante do Vitória da Conquista por 3 a 1, o alviverde assumiu a liderança do grupo decisivo com 8 pontos. A dupla Ba-Vi vem logo atrás, empatados em pontos (7), mas o tricolor fica atrás no saldo de gols (-2 contra -1), além cinco gols marcados a menos (11 contra 6). Para ser campeão, o Bahia precisa vencer o líder Conquista em Camaçari na última partida, além de torcer para que o Itabuna supere ou empate com o rubro-negro no Barradão.
Se o Vitória vencer, a única chance de o Bahia ser campeão é vencendo o Conquista por dois gols a mais que o rival.

CLASSIFICAÇÃO

TIMES PONTOS SALDO
1. Conquista 8 3
2. Vitória 7 -1
3. Bahia 7 -2
4. Itabuna 6 0

INTERIOR VENCE DE PONTA A PONTA

Com a vitória do Itabuna e do Vitória da Conquista, os times do intrior mostram sua força.
Os próximos jogos são Bahia e Vitória da Conquista, Camaçaria, e Itabuna e Vitória, no Barradão, em Salvador, no próximo domingo.
O Itabuna foi a surpresa do quadrangular final, que começou perdendo, se recuperou e mostra que o técnico Ferreira montou uma equipe vencedora.

NA ROTA DA CERVEJA


Para os apreciadores da bebida, eis a viagem de férias: sair pelas rodovias de Santa Catarina conhecendo pequenas cervejarias do Estado mais alemão do país. Veja aqui 14 lugares visitados pelo repórter Roberto Fonseca, do caderno Paladar do Estadão, ao longo de 1.000 km rodados. Clique na imagem acima para visualizar a Rota da Cerveja.
* Roberto Fonseca é autor do blog "cervejeiro" Latinhas do Bob http://latinhasdobob2.zip.net/index.html

ITABUNA FAZ MAIS UM

Jânio, do Itabuna, faz o terceiro gol do "azulino", nos acréscimos e o Itabuna vence o Bahia por 3x0

VITÓRIA
O Vitória da Conquista vence o Vitória por 3x1

VIT. DA CONQUISTA AMPLIA

Tatu faz o terceiro gol do Vit. da Conquista, de penalty, aos 37 minutos.
O Vitória toma o maior sufoco do V. da Conquista, aos 40 minutos dos segundo tempo.

ITABUNA AMPLIA

Rondinelli fez o segundo gol do Itabuna aos 6 minutos do segundo tempo.
O Itabuna ameaça o terceiro gol a todo o instante.

ENCERRA O PRIMEIRO TEMPO

Já encerrou o primeiro tempo de Itabuna e Bahia.
Também te´m apito final em Vitória da Conquista.
Nos dois jogos vencem os times do interior: Itabuna 2x1 Bahia e Vit. da Conquista 2x1 Vitória

ITABUNA FAZ UM

Edson, do Itabuna faz um gol contra o Bahia.
Agora o "Azulino" só depende dele.

VIRADA

O Vitória da Conquista vira o jogo para 2x1

VIT. DA CONQUISTA E VITÓRIA

O jogo está (perto no fim do primeiro tempo) empatado em 1x1

ITABUNA E BAHIA

O jogo entre as duas equipes continua 0x0 e continua bem disputado, com ataques dos dois lados.
O Itabuna quase chega ao gol com Juca.